Olá pessoal!
Ontem, dia 21 de Julho, aconteceu em Hamburgo, a última etapa do Circuito Mundial antes dos Jogos Olímpicos de 2012. Justamente pela proximidade dos Jogos, alguns dos grandes nomes do esporte não estavam presentes. Porém, a lista de atletas contava com um nível muito alto, onde muitos atletas classificados para Londres usaram essa prova como uma última avaliação de suas preparações.
A competição contou com duas particularidades nesse ano. A primeira é que a prova foi disputada na distância sprint (750m/20km/5km), metade da distância oficial olímpica, e outra, que a largada foi dada as 18h26min na hora local, horário bem atípico para nós triatletas.
Como meu numero de largada era um número bem alto, 54, eu não tive a oportunidade de escolher muitas posições na plataforma de largada. Então, restou ficar do lado que, aparentemente, era um pouco mais longe da primeira bóia de contorno na natação. A água estava 17,2 graus, por isso todos os atletas usaram roupa de borracha. Apesar de muito tumulto durante toda a etapa dentro da água, eu consegui me posicionar na metade do grupo e entrar na área de transição bem colocado. No entanto, tive dificuldades em retirar a roupa de borracha. Por isso, acabei perdendo muito tempo antes de sair para pedalar e fiquei a alguns metros atrás do grupo perseguidor. Pedalei sozinho e fiz muita força durante a primeira volta de 5 quilômetros para buscar o grupo. Mas no início da segunda volta eu já estava dentro do pelotão. Procurei descansar durante os próximos minutos até o início da última volta, quando vi uma oportunidade de escapar e saltar até um grupo de 3 atletas que estava alguns segundo a frente. Pedalamos forte e chegamos a transição com cerca de 20 segundos de vantagem para o grupo principal de atletas. Diferente da primeira transição, essa foi bem rápida para mim e com isso conseguir sair para correr em primeiro lugar. Liderei a prova até a marca de 1,5 km, quando fui alcançado por Murray da África do Sul e Gomez da Espanha. Consegui correr alguns metros com eles, mas senti que o ritmo estava forte demais para minhas pernas. Alguns segundos depois, fui ultrapassado por Justus da Alemanha e dessa vez consegui aproveitar o ritmo e correr junto com ele por mais tempo. Apesar disso, cerca de 1200 metros para o final, comecei a ficar para trás e dessa vez fui alcançado por um grupo bem maior, onde permaneci até o sprint final e terminei na sétima colocação geral, meu melhor resultado em uma WTS desde que o Circuito foi criado em 2009.
Estou muito satisfeito com o desempenho do meu corpo na competição de ontem, apesar de ser uma distância diferente da que irei correr nos Jogos Olímpicos, pude perceber o ganho que tive com os treinamentos das últimas semanas. Acredito que nesses próximos 15 dias, poderei “polir” um pouco mais a minha velocidade para realmente chegar a Londres, no dia 07 de Agosto, em 100% de minha forma física.
RESULTADOS ELITE MASCULINA
1. Richard Murray 00:51:48
2. Javier Gomez 00:51:53
3. Steffen Justus 00:51:59
4. Sven Riederer 00:52:04
5. Maik Petzold 00:52:05
6. Brad Kahlefeldt 00:52:05
7. Reinaldo Colucci 00:52:05
8. William Clarke 00:52:07
9. Alexander Bryukhankov 00:52:09
10. Jan Frodeno 00:52:09
Valeu pela torcida!
Um grande abraço.
Reinaldo Colucci
Equipe SESI/SP
Patrocinadores: Pão de Açúcar, Damha e Asics.
Apoios: CDE, CBTri, Oakley, Scott e Aqua Sphere.