Hoje o dia começou muito preocupante com uma chuva que caia intensamente desde às 06h30min da manhã e que colocava em dúvida a realização da competição na sua forma original (1,5/40/10). A distância poderia ser diminuída, como alguns anos atrás, devido ao deslizamento de encostas na rodovia. No entanto, cerca de 1 hora e 30 minutos antes da largada masculina, a chuva parou e desta forma o formato original da prova se manteve. E acabou que no final formou um dia agradável, inclusive com um pouco de céu azul!
Como eu era o atleta na melhor colocação do ranking internacional no evento, eu carregava o #1 no braço e por isso fui o primeiro atleta a ser chamado na largada para escolher o lugar na plataforma. Peguei a ponta da esquerda e larguei num ritmo bem forte. Logo de cara, consegui abrir uma vantagem dos atletas ao meu lado e desta maneira nadei de forma livre até a primeira boia, chegando na mesma, na segunda posição, apenas atrás do meu companheiro de equipe, Marcus Vinícius Fernandes. No restante da natação procurei apenas me manter entre os líderes e poupar minhas forças para o restante da competição.
No início do ciclismo, nosso primeiro grupo era composto por cerca de 15 atletas, dentre eles: Diemunsh – FRA (campeão desta etapa em 2011), Shoemaker – USA (quarto lugar na WC de Cozumel, três semanas atrás), Quinchara – COL (vencedor da Copa Continental de Puerto Rico, nesse mesmo mês de Outubro) e Sarmiento – MEX (quinto lugar na WC de Cozumel). Num percurso com muitas subidas, dentro das 4 voltas de 10 km, o ritmo era quebrado várias vezes por atletas tentando se desgarrar do grupo. No entanto, nenhuma fuga obteve sucesso até os últimos 5 km quando eu, Quinchara e Diemunsh forçamos o ritmo e conseguimos entrar na T2 cerca de 30 segundos de vantagem.
Realizei uma boa transição e procurei no início da corrida apenas manter contato direto com os líderes. Na metade da segunda volta, notei que o ritmo passou a ficar mais lento e me aproveitando deste momento tomei a frente e coloquei um passo mais forte, com isso consegui ganhar uma pequena vantagem em relação aos demais competidores. Então, pude trabalhar o meu próprio ritmo para abrir uma boa diferença para o segundo colocado até os últimos metros, quando aproveitei curtir um pouco a vitória e agradecer ao público pela torcida de todo o dia!
Essa foi a minha segunda vitória numa World Cup dentro da minha carreira e desde 2010 quando venci na Hungria eu não estava presente novamente no pódio de uma etapa do circuito. Estou muito, muito feliz por ter conseguido realizar minha estratégia de prova de forma perfeita e desta maneira garantir o som do Hino Nacional da hora da premiação!
Agradeço minha equipe SESI/SP e todos os meus patrocinadores, pois sem eles não seria possível me dedicar da forma que faço ao esporte. E principalmente gostaria de dedicar essa vitória e minha filha Luana que fez aniversário no último dia 23 e a minha esposa Mariana que também fez aniversário ontem, dia 26. Apesar de não estar presente na forma que gostaria nestas datas tão especiais, sei que elas entendem e apoiam incondicionalmente meu trabalho.
Valeu pela torcida brasileira!
Abraço!
Reinaldo Colucci
Equipe SESI/SP
Patrocinadores: Pão de Açúcar, Damha e Asics.
Apoios: CDE, CBTri, Oakley, Scott e Aqua Sphere.
Contemplado pelo Programa Bolsa Atleta.