Mais um ano chega ao seu fim e como é bom poder olhar para trás e ver que foi um ano de excelentes conquistas.
Nesse ano de 2013, eu tive como meu principal objetivo melhorar o meu nível da corrida, e isso demandou por várias vezes abrir mão de uma melhora nas outras modalidades e com isso entrar em algumas competições com meu triathlon um pouco prejudicado. No entanto, das 13 competições que eu larguei eu venci 6 delas, (incluindo uma vitória em World Cup e um Ironman 70.3), consegui pódio em outras 2 e também um ótimo nono lugar na Grand Final do campeonato mundial, feito este, que desde que o esporte se tornou olímpico, nenhum outro brasileiro havia conseguido!
Logo no mês de Janeiro, comecei viajando até Pucon no Chile, e apesar de sofrer bastante na última volta da corrida, consegui me distanciar novamente do Argentino naturalizado Italiano, Daniel Fontana, e obter minha terceira vitória da minha carreira nesta prova.
No mês seguinte, Fevereiro, defendi meu título no Triathlon Internacional de Santos e logo na sequência, no mês de Março, já embarquei para o México, onde consegui o terceiro lugar numa copa pan-americana, na cidade de Mazathlan.
Passei o restante do mês de Março e Abril treinando forte na cidade de Cozumel e no final deste mês participei da minha primeira etapa do campeonato mundial na cidade de San Diego, fechando a prova na trigésima colocação.
Voltando ao Brasil, no mês de Maio, participei da etapa do Troféu Brasil na USP e venci a prova, numa disputa emocionante com o goiano Santiago Ascenço!
Numa viagem “bate e volta” fui até Madrid para uma mais etapa do WTS, obtendo um décimo nono lugar e no final do mês de Junho viajei até Vila Velha/ES, para disputar o Campeonato Pan-americano de Triathlon. Apesar de não ter sido meu melhor resultado, eu considero essa prova a mais difícil, pois fiquei muito doente alguns dias antes da prova e larguei a competição em condições muito limitadas, mesmo assim, consegui superar essa condição adversa e finalizar com um segundo lugar.
Algumas semanas depois cheguei a Hamburgo, onde corri a prova individual e também o Team Relay do WTS, infelizmente, ainda sofria com os efeitos das semanas mal treinadas e também dos antibióticos que havia tomado para curar uma infecção por Giárdia e com isso meu final de semana não foi dos melhores.
Após essa etapa, permaneci treinando na Europa até a Grand Final de Londres em setembro, e após muitos e muitos treinos de corrida, finalmente consegui encaixar uma corrida num nível superior, correndo os 10 km para 30:09 e finalizando a etapa em nono lugar! No mesmo mês, venci a copa pan-americana de Manaus.
Em outubro, participei de duas World Cups, em Cozumel fui décimo sétimo colocado e no final do mês conquistei mais um resultado histórico para minha carreira, vencendo minha segunda World Cup na cidade de Guatapé – Colômbia!
Para fechar o ano, em Dezembro participei da primeira edição do Tri Dash na cidade de Florianópolis, prova disputada na distância de 1,9/90/21, e fechei o ano com chave de ouro vencendo mais uma competição.
Bem... 2013 foi assim, gostaria de agradecer o apoio e a torcida de todos durante todo o ano e espero que o próximo ano seja tão vitorioso quanto esse!
Desejo para todo mundo muita saúde para 2014, por que o resto a gente nada, pedala e corre para conquistar!!!
Abraço!
Reinaldo Colucci
Equipe SESI/SP
Patrocinadores: Pão de Açúcar, Damha e Asics.
Apoios: CDE, CBTri, Oakley, Scott e Aqua Sphere.
Contemplado pelo Programa Bolsa Atleta.