Copa Pan-americana de Manaus
Às 11 horas deste sábado, 28/09, foi dada a largada na praia de Ponta Negra em Manaus, para mais uma etapa da Copa Pan-americana de Sprint Triathlon de 2013.
Nas águas quentes e escuras do Rio Negro, os mais de 50 atletas tiveram que enfrentar duas voltas de 375 metros de natação para depois seguir para 20 quilômetros de bike e 5 quilômetros de corrida, completando assim, a distância Sprint.
Apesar de um dia com bastantes nuvens, a temperatura estava acima dos 30 graus e a umidade relativa do ar extremamente alta.
Como eu era o atleta com melhor ranking na prova, consegui ficar numa boa posição para a largada e logo nos primeiros metros dentro da água já me coloquei entre as primeiras posições, onde permaneci durante toda a etapa da natação.
Entre a saída da água e a T1, havia uma distância relativamente longa com uma inclinação bastante acentuada, por isso procurei correr compassadamente os primeiros metros para aos poucos ir sentindo a subida e aumentar o ritmo. Fui bem feliz com essa estratégia e acabei subindo na bike em melhores condições do que a maioria dos outros atletas. Procurei então imprimir um ritmo rápido desde o início do ciclismo e com isso apenas o meu companheiro da equipe SESI/SP, Marcus Fernandes e outro atleta, Rafael Fonseca, ficaram comigo.
Aos poucos nossa vantagem que era em torno de 20 segundos na primeira volta foi aumentando e quando colocamos os pés no chão para a corrida já estávamos mais de 1 minuto à frente do grupo principal.
Iniciei a corrida num passo um pouco mais controlado e apenas após alguns minutos que eu realmente forcei a passada. Dessa forma, na metade da corrida já estava com uma liderança confortável, pude administrar a liderança e vencer a prova com tranquilidade, somando importantes 200 pontos do ITU List, ranking usado para definir colocações para largadas em provas como World Cups e WTS.
Apesar de no final a vitória ter sido assegurada com certa tranquilidade, o dia ficou longe de ser fácil, pois eu tive que fazer o meu melhor durante a natação e ciclismo para conseguir me colocar a frente dos principais concorrentes. E tudo isso ainda debaixo de um clima extremamente quente.
Fico feliz com o resultado e já estou focado agora no meu próximo desafio que será no domingo dia 06/10 na World Cup de Cozumel, no México.
Resultado TOP 3
Masculino
1 - Reinaldo Colucci
2 - Flavio Queiroga
3 - Marcus Fernandes
Feminino
1 - Bia Neres
2 - Flávia Fernandes
3 - Luísa Baptista
Reinaldo Colucci
Equipe SESI/SP
Patrocinadores: Pão de Açúcar, Damha e Asics.
Apoios: CDE, CBTri, Oakley, Scott e Aqua Sphere.
Contemplado pelo Programa Bolsa Atleta.